Bangladesh é um país propenso a desastres e é freqüentemente afetado por ciclones de inundação, seca e tropicais. Bangladesh provavelmente será um dos países mais vulneráveis do mundo no caso de mudanças climáticas. Apesar da suscetibilidade do Bangladesh às condições meteorológicas e climáticas extremas, a informação hidrometeorológica do país, o alerta precoce e a informação relacionada com o aconselhamento sazonal estão para além do alcance do agricultor. Há uma oportunidade de fornecer informações agro-meteorológicas confiáveis para a comunidade agrícola de forma eficaz. Informações agro-meteorológicas para o desenvolvimento agrícola sustentável são necessárias para disseminar informações para o agricultor em sua linguagem compreensível para planejar suas atividades agrícolas de forma mais eficiente.
A OMM organizou um seminário técnico em 2012 sobre serviços climáticos em Bangladesh. A participação de especialistas nacionais e estrangeiros no seminário identificou três áreas-chave para desenvolver e disseminar serviços agro-meteorológicos.
Objetivo Geral:
O objetivo geral deste projeto é “fortalecer a capacidade do governo de Bangladesh de fornecer serviços confiáveis de informações sobre clima, água e clima e melhorar o acesso a esses serviços por setores e comunidades prioritários”.
- Divulgar os serviços agro-meteorológicos para os agricultores, a fim de aumentar a produtividade agrícola e ajudar os agricultores a lidar com os extremos climáticos e climáticos.
-Para fornecer apoio para o estabelecimento de um sistema de informação agro-meteorológica baseado em ciência para desenvolver informações e produtos apropriados.
- Fornecer informações agro-meteorológicas através de vários mecanismos de disseminação que fornecerão ao setor agrícola um sistema de informação de apoio à decisão para mitigar os riscos de produção agrícola relacionados ao clima.
Reforço da capacidade em diferentes níveis para permitir o desenvolvimento e a entrega efetiva de serviços de informação climática ao setor agrícola.
Actividades:
- Digitalização de dados agrícolas históricos e atuais sobre as culturas de terra / sistemas de cultivo cultivados pelos agricultores, rendimento médio das culturas em diferentes upazillas.
- Integração de dados meteorológicos e agrícolas AWS (Automated Weather Station) e compilação de bases de dados agro-meteorológicas para 487 upazillas.
-Estabelecimento de quiosques de tela de toque agro-meteorológicos em 487 upazillas com telas de exibição de dados, computadores e impressoras nos escritórios de agricultura Upazilla.
-Desenvolvimento de aplicativos móveis amigáveis aos agricultores, que podem fornecer acesso instantâneo a informações e comunicações, como o clima atual, o clima esperado e os impactos relacionados ao crescimento e desenvolvimento das culturas e conselhos sobre o controle de pragas e doenças emergentes etc.
- Realizar a Avaliação de Feedback no final de cada um dos anos seguintes, a fim de assegurar que mudanças apropriadas sejam feitas para melhorar os alertas e produtos Agro-meteorológicos para atender às necessidades dos agricultores.
- Assistência técnica e apoio para uma produção e divulgação mais eficazes de avisos e produtos agro-meteorológicos para os funcionários de extensão e a comunidade agrícola.
- Prevê decisões operacionais de curto prazo e planejamento estratégico de longo prazo no nível da fazenda.
- Melhoria na comunicação sobre futuros eventos climáticos e climáticos - previsões meteorológicas diárias, semanais e sazonais e atualizações climáticas preparadas para a mídia de massa.
-Suporte na seleção de padrões apropriados de cultivo, manejo de irrigação, manejo integrado de pragas e doenças, etc.
-Administrações para os agricultores e extensionistas para selecionar o tempo favorável para o transplante, colheita de safras, quebra de safra, secagem de culturas, preservação de culturas, comercialização de culturas, aplicação de fertilizantes e elementos de controle de pragas etc.
-Aviso antecipado ajudará os agricultores a reduzir a perda de colheitas devido a desastres naturais.
-Os consultores serão capazes de reduzir outros resultados negativos das atividades agrícolas, como a possibilidade de levar fertilizantes e pesticidas extras para a superfície da água e afetar o ecossistema.